Recomendações Nutricionais para Dieta Laxativa PDF Imprimir E-mail
Dietas - Orientação Higieno-Dietética

DAR PREFERÊNCIA:

- Alimentos integrais: arroz, farinhas integrais, centeio, aveia, linhaça, gergelim, semente de girassol, gérmen de trigo, proteína texturizada de soja;

- As fibras devem ser consumidas sempre com bastante líquido para que a sua função laxativa seja aproveitada. Ingerir  pelo menos 2 litros de líquidos por dia: água filtrada, mineral, sucos naturais, água de coco, chás, etc.

CHÁS: (laxantes: carqueja, babosa; contra gases: sálvia, erva-cidreira, espinheira santa, hortelã, gengibre; calmantes: laranjeira, capim limão, maracujá, melissa);

- Prefira consumir as fibras previamente hidratadas, para evitar que retirem água dos intestinos e atrapalhem a eliminação.

- Todos os vegetais devem ser consumidos  à vontade – é importante variar;

- Frutas: melão, mamão, laranja com bagaço ou suco, manga, melancia, abacaxi, pera, ameixa preta ou vermelha, uva passa, maçã com casca, à vontade – variar. (As frutas quando consumidas com casca e bagaço e as verduras quando consumidas com talos e folhas fornecem maior quantidade de fibras).

 

EVITAR: farinhas refinadas em preparações, mandioca, maizena, arroz polido, trigo e pão branco, (constipantes); 

 

OBSERVAÇÕES:

- Os alimentos devem ser bem mastigados; prefira os que fazem o efeito laxativo pra você.

- Estimule o hábito de eliminação intestinal diário, sem pressa, sendo mais propício o horário após o Desjejum. Não atender ao reflexo da defecação muitas vezes contribui para a constipação. A regularidade das refeições, o descanso e sono corretos e a prática de atividades físicas (caminhadas) auxiliam nesse processo. 

- A compressão externa com os dedos (protegidos com papel higiênico) na região do períneo favorece a eliminação das fezes aliviando a necessidade de esforço.

- Regularize a eliminação intestinal consumindo fibras alimentares (a granola laxativa com iogurte ou frutas uma vez ao dia produz excelente resultado). Alguns laxantes de farmácia contém fenolftaleína e “viciam” o intestino - evitar. 

- O agar-agar é uma gelatina extraída de algas que regulariza o trânsito intestinal pelo aumento da contratilidade e aumento do volume e hidratação das fezes, tornando-as viscosas e macias. Junte *1 colher de chá de agar-agar dissolvido em 1 colher de sopa de água quente à granola do lanche para melhorar a ação laxativa.

 

Granola laxativa (receita):

-   500g de aveia em flocos (ou 250g de aveia em flocos + 250g de Quinua em flocos); 100g de sementes de girassol; 100g de ameixas pretas secas picadas; 100g de nozes; 100g de castanhas do Pará; aprox. 1 xícara de sementes de linhaça douradas ;1 xícara de psyllium; (40g de agar- agar *manter separado para hidratar). 

Misture os ingredientes e guarde num recipiente bem tampado. Consumir com iogurte e frutas, diariamente.

Obs.: A granola acima é também benéfica para o Sistema Imunológico, Cardiocirculatório e Ósseo.

Obs.: Consuma SEMPRE a granola hidratada (não comê-la seca para que não precise de água do intestino).

 

Outras fórmulas alimentares laxativas:

- Batida de berinjela crua (uma fatia) com suco de laranja com bagaço, aveia, mel  e mamão + 1 colher de chá de agar-agar;

- Iogurte com aveia e mel ou ameixa + 1 colher de chá de agar-agar;

- Para aumentar o efeito laxativo da granola, incluir 1 colher de chá de psyllium (comprar  aprox. 1 xícara)

- Farelo de trigo pode ser usado em batidas de frutas, mingaus, suflês, bolos salgados ou doces, tortas de vegetais, ou outras preparações ( não consumir seco ). 

 

- A constipação pode estar associada com gases, neste caso observe a sua digestão de: feijão, ervilha, lentilha, cebola, alho, couve-flor, couve, pimentão, repolho, pepino, brócolis, rabanete, abacate, melancia, melão, milho, batata doce, nozes, doces, açúcar, carnes vermelhas, leite  e vegetais quando muito cozidos ou reaproveitados.

Obs.: Deixe o feijão de molho 24h e despreze a água para cozinhar (feijão menos fermentativo – Azuki). 

Fontes principais: Bodinski; Mahan; Waitzberg;  Wiener.                                

Nilda Figueredo Carneiro
Nutricionista CRN-2 3891                                                                  

 

 

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